Seminário Interdisciplinar Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil

Nos dias 12 a 14 de setembro de 2017, foi realizado no CCH da UENF o “Seminário Interdisciplinar Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil”. Participaram do seminário 76 pessoas, num total de 30 horas de atividades, contendo 19 palestras que abordaram casos de diferentes regiões do Brasil. O “Seminário Interdisciplinar Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil” foi pensado e concebido de forma a reunir pesquisadoras e pesquisadores com conhecimento na temática referente ao projeto “Mulheres na pesca: mapas de conflitos socioambientais em municípios do norte fluminense e das baixadas fluminenses”.

As palestrantes vieram de diferentes regiões do Brasil com a finalidade de proporcionar um panorama das atividades pesqueiras desenvolvidas por mulheres em todo o país. Assim, além de palestras gerais sobre o tema gênero e pesca, as mesas do seminário foram organizadas obedecendo a distribuição geográfica – palestras sobre as regiões Norte e Nordeste em um dia e em outro, palestras contemplando as regiões Sul e Sudeste.

Além da diversidade de atividades e regiões geográficas, o seminário expôs também a diversidade de ambientes em que a pesca artesanal brasileira é desenvolvida: águas costeiras, marítimas, lagunares, e águas interiores. Dada essa diversidade contemplada nas palestras e pelo conhecimento das pessoas convidadas, o “Seminário Interdisciplinar Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil” possibilitou a formação de uma rede de especialistas de várias Universidades Brasileiras, sobre a temática relevante ao Projeto, de forma que estes contatos podem gerar muitos frutos futuros.

Álbum do seminário

Convidadas e convidados palestrantes no seminário e seus respectivos temas

Carmem Imaculada de Brito (UENF) - Uma análise socio-histórica da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darci Ribeiro (UENF).

Carolina dos Santos Oliveira Viana (UENF) - Caracterização do município de Quissamã.

Formanda de Ciências da Computação na UENF, bolsista do projeto Mulheres na Pesca.

Cibele Silveira (UFSC) - Gênero, classe e trabalho pesqueiro: reflexões sobre interseccionalidade e desenvolvimento rural. (Governador Celso Ramos / SC)

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2015). Possui mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/UNL) – Portugal.

Eline Almeida Santos (UFS) - Conflitos socioambientais na pesca artesanal: um olhar sobre o cotidiano das pescadoras de Sergipe.

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Leciona Geografia na rede municipal de Indiaroba. Pesquisadora do GEOPLAN (Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial).

Geraldo Marcio Timóteo (UENF) - O projeto Pescarte.

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA); Editor Chefe da Revista Eletrônica Agenda Social; Coordenador do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte.

Jéssika Rodrigues de Paula (UFF) - Caracterização do município de Cabo Frio; Caracterização do município de São Francisco de Itabapoana.

Graduanda na Universidade Federal Fluminense. Tem pesquisa em andamento na área da pesca.

José Colaço Dias Neto (UFF) - “Pesca é coisa de mulher, sim senhor”: Algumas reflexões sobre o papel da mulher na atividade pesqueira no Brasil e em Portugal.

José Colaço é professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional de Campos dos Goytacazes. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), Mestre (2007) e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2012), tem se dedicado ao estudo de povoados pesqueiros e conflitos em áreas de interesse ecológico.

Luceni Hellebrandt (UENF) - O camarão que “come” as mãos e outras lutas: mulheres da Colônia Z3 – Pelotas / RS.

Doutora em Ciências Humanas pela UFSC, atualmente é Pós-doutoranda do projeto Mulheres na Pesca e trabalha com a temática de pesca artesanal desde 2008, focando nas relações de gênero desde 2012.

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão (UFRPE) - Gênero e cidadania: trabalho e meio ambiente; Mulheres, trabalho e relações de poder na pesca artesanal em Pernambuco.

Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pesquisa gênero e pesca artesanal desde 2004, coordena o grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sociedade CNPq/UFRPE. Doutora pela Universidad Complutense de Madrid, Pós-Doutorado na UFSC, Investigadora Visitante na Universidade de Lisboa.

Mariana Sena Lopes (UENF) - Caracterização do município de Macaé; Caracterização do município de São João da Barra.

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, bolsista do projeto Mulheres na Pesca.

Patricia de Araújo Silva (CPDA/UFRRJ) - Resistência e pobreza: o trabalho das mulheres na produção do marisco em Jurujuba / Niterói / RJ.

Formada em oceanologia pela FURG/RS com especialização em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da UERJ/RJ, é mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ onde atualmente desenvolve o doutorado.

Regina Celia Di Ciommo (UESC) - Gênero, meio ambiente e mulheres nas comunidades de pescadores artesanais; Mulheres nas comunidades de pescadores da Resex do Corumbau – BA e da APA Cananéia – Iguapé – SP.

Bacharelado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1972), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Araraquara (1990), Doutorado em Sociologia pela mesma Universidade (1998) e Pós-Doutorado em Ecologia Humana pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos.

Sandra Pereira Palheta (IDSM) - Mulheres em Ação: o processo de construção de uma agência de pescadoras na Colônia Z-32 de Maraã - Amazonas.

Mestre do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia desde (2016) Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela Universidade Federal do Pará (2010). Pesquisadora do Grupo de Estudos Territórios, Identidades, Gênero e Ambiente (GEPTIGAM).

Silvia Alicia Martinez (UENF) - O projeto “Mulheres na pesca: mapa de conflitos socioambientais em municípios do norte fluminense e das baixadas litorâneas. ”

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Ciências da Educação (Mar del Plata,1986), Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993; 2000). Fez Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa.

Síntyque Lemos de Morais Servulo (UENF) - Caracterização do município de Arraial do Cabo.

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, bolsista do projeto Mulheres na Pesca.

Suelen Ribeiro de Souza (UENF) - Uma análise dos conflitos socioambientais das comunidades de pescadores de Campos dos Goytacazes (RJ) descritos no censo Pescarte.

Licenciada em História pelo Centro Universitário São José de Itaperuna – UNIFSJ. Mestre em Políticas Sociais pela UENF. Doutoranda em Políticas Sociais e membra do Grupo de Pesquisa “Mulheres na Pesca”.

Tatiana Walter (FURG) - Pescadores e pescadoras artesanais: conflitos ambientais e processos de resistência na zona costeira; Mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos – RS.

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ e graduada em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande e integrante do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro.

Valdir Júnio dos Santos (UCAM) - Relações de gênero e trabalho na cadeia produtiva da pesca artesanal.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes (UCAM). Pós-Doutor pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF (PPGPS – PESCARTE), Doutor em Política Social e Trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2014).

Instituições Responsáveis

UENF
Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais
FAPUR
Pesquisa marinha e pesqueira, Ministério Público Federal, IBAMA, Agência Nacional de Petróleo Gás natural e biocombustíveis, FUNBIO